Cute Box Cat

Tratando e Prevenindo Estrias


Olá meninas.
As estrias são o rompimento das fibras elásticas na camada intermediária da pele, onde estão situadas as fibras de colágeno e elastina. Essas fibras são responsáveis pela elasticidade e tonicidade do tecido. Ou seja, quando a pele se estende (seja por alteração hormonal, gravidez ou obesidade) ela tende a romper as fibras elásticas do local. Para conter este rompimento, o organismo cicatriza aquele local. Assim, dá-se a estria.
O tratamento para a estria visa melhorar o aspecto estético estimulando a formação de tecido colágeno nas lesões e podem ser tratadas usando diferentes técnicas.
Para entender o nível de eficácia dos tratamentos é bom saber a diferença entre os tipos de estrias. A estria vermelha, que significa a fase inicial e inflamatória do problema, responde melhor aos tratamentos. Nessa fase as células têm mais capacidade de regeneração e quando são tratadas a tempo, a melhora é de quase 100%. No estágio seguinte, que deixa as linhas arroxeadas, a melhora é de 70%. O laser trata todos os tipos de estrias, mas as brancas, mais antigas, só reduzem de tamanho, e se tornam menos visíveis, desaparecer é praticamente impossível. A estria vermelha tem a hemoglobina para ser o alvo da luz do laser, que ao penetrar na pele aquece os vasos sanguíneos e estimula o nascimento de fibras de colágeno.
 photo estrias1.jpg
Tratamentos 
Existem vários tratamentos eficazes para amenizar a aparência das estrias. Aplicar hidratantes diariamente ajuda a melhorar a elasticidade da pele e reduzir o impacto de um estiramento, mas ainda não é a solução. Nesse sentido, o ácido retinoico, manipulado ou industrializado, pode ser um grande aliado, se aplicado uma vez por dia. Mas para tirar proveito dessa alternativa é importante saber a concentração indicada para cada caso, informação que cabe ao dermatologista dizer. O tratamento com ácidos, peeling, é um dos mais comuns para a eliminação das estrias. Eles estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias.
A mesoterapia é um tratamento que pode ser aplicado nos dois tipos de estrias. É injetada no local da estria, com finas agulhas, uma substância capaz de estimular a produção de colágeno na quantidade ideal para preencher os sulcos das estrias antigas, que, por conseqüência, ficam mais estreitas. Esse tratamento, porém, é dolorido e nem todos aceitam a recuperação.
Já o laser é um tratamento mais moderno e indicado para as estrias avermelhadas, provocando o fechamento dos pequenos vasos. O laser promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas. Existem vários tipos de tratamentos a laser como: laser de CO2, laser fracionado ablativo, laser fracionado não ablativo. O tratamento com luz pulsada é indicado para estrias mais recentes e usa uma tecnologia que emite luz, mas não é um laser. Assim como nos aparelhos de laser, essa luz gera calor na pele, estimulando o colágeno. Mas apenas o seu dermatologista e esteticista serão capazes de indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.
                                photo estrias2.gif
Como evitá-las
A prevenção é a melhor forma de tratamento. Como? Hidratando e nutrindo a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas.
O uso de cremes próprios para estrias ajuda a reorganizar essas fibras, diminuindo a quantidade e a aparências das estrias, mas são mais eficazes nas estrias que não são brancas. Estes cremes devem ser passados em todos os locais afetados pelas estrias, com uma massagem que friccione as estrias, para garantir a penetração do produto nas zonas críticas. Se o creme for utilizado para prevenir o aparecimento das estrias, ele deve ser aplicados nas zonas mais propensas ao desenvolvimento das estrias, como a barriga, costas, mamas, e coxas.
Evitar roupas apertadas é uma maneira de evitar estrias. A prática de exercícios físicos regularmente, evitar engordar e emagrecer repentinamente e a preferência por alimentos saudáveis são fundamentais para evitar estrias.
Beijinhos & Bom Treino [love]
Post feito por: Cella Fashion

Nenhum comentário

Postar um comentário

O que achou do post?